• 11 2361-8451
  • contato@lmcsindicosprofissionais.com.br

Dicas para viver em harmonia no seu condomínio

Por: Admin em 8 de fevereiro de 2019

Existem pessoas que acostumam a viver suas vidas em casas, e logo quando se mudam para algum tipo de condomínio, acabam estranhando o cotidiano cheio de regras e horários para harmonizar o convívio de seus residentes.

Viver em condomínios exige uma dose de bom senso e respeito pelos demais moradores, por isso listamos algumas dicas de problemas que são mais do que recorrentes no cotidiano condominial.

 

1 – Não realize reformas que alterem a fachada.

Varanda gourmet, como por exemplo, que estão em alta no mercado e são incríveis para um apartamento, porém, não vá pintar as paredes por fora com uma cor divergente que altere o aspecto visual do edifício.

Alterações devem passar por aprovação em assembleia. Por tanto, não deixe de consultar o síndico e as regras se pretende realizar algum tipo de reforma.

 

2 – Respeite a utilização das vagas de garagem.

Procure sempre estacionar o carro dentro das demarcações sinalizadas no chão. Um veículo mal estacionado pode atrapalhar o outro condômino em uma manobra ou até para descarregar uma compra de mercado, e isso é desagradável, sem deixar de lado eventuais danos que essa situação pode causar.

Além disso, se o condomínio diz que cada apartamento possui direito à uma vaga de garagem, não guarde seu segundo veículo na vaga de outro apartamento.

Consulte sempre seu síndico para que analisem possíveis medidas para que não cause dor de cabeça aos demais ou favoreça apenas um morador proprietário.

 

3 – Respeite o uso do elevador.

Elevadores possuem instruções de uso. Sempre siga todas elas, e evite deixar crianças sozinhas nele.

Bom senso também se encaixa aqui, como por exemplo não segurar a porta do elevador ou chamar dois elevadores ao mesmo tempo. Isso evita problemas com seus vizinhos, além de que ninguém gosta de ficar esperando muito tempo um elevador.

 

4 – Higiene no condomínio.

Salão de festas ou churrasqueira sempre são objetos de disputa para locar esses espaços em seu condomínio. Informe-se com antecedência se você é o responsável pela limpeza do lugar ou não após a utilização do mesmo. Na dúvida, sempre deixe tudo limpo e organizado.

 

5 – Conserte o que você quebrou.

Acidentes acontecem. Assuma sua falha e arque com os gastos para consertar o objeto danificado. Lembrando que isso não vale somente para objetos da área comum do edifício, bem como, objetos particulares, como exemplo carros na garagem.

 

6 – Não jogue coisas pela sacada ou janela.

Não apenas por uma questão de limpeza, mas também pelo risco que envolve atirar objetos pela sua varanda ou janela, podendo atingir e ferir gravemente seus vizinhos ou até mesmo terceiros e danificar objetos.

 

7 – Respeite o silêncio no condomínio.

Não é só porque você está dentro de seu apartamento, que pode fazer o que quiser e bem entender, pois na prática, não é assim que funciona.

A Lei do Silêncio (Lei Distrital nº 4092 de 2008) vale entre as 22:00 e 07:00, e mesmo que fora deste horário, o uso do bom senso é válido para que não atrapalhe ou perturbe qualquer outro morador.